>

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CLOVIS DA MOTA


Clovis da Mota. Exerceu a presidência da Assembléia legislativa do Rio Grande do norte no período de 1966 a 1971, tendo em vista que naquela época o vice automaticamente assumia a presidência do Legislativo. Natural de Campina Grande-PB, nascido a 21 de junho de 1928 e faleceu em Natal no dia 9 de janeiro de 1979. Formou-se em engenharia pela Escola de Engenharia do Recife, em 1951. Passou a trabalhar na indústria, no Cortume São Francisco de propriedade de seu pai, o empresário João Francisco da Mota (falecido em 11/06/1981, adquirido em 15 de maio de 1935

Em 1954, elegeu-se deputado estadual pela legenda do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, cujo presidente do diretório no Rio Grande do Norte era o seu pai João Francisco da Mota. Em 1956, licenciou-se da Assembléia Legislativa, quando foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte-FIERN. Nas eleições de 1958, elegeu-se deputado federal na legenda do PSD-Partido Social Democrático em coligação com o seu partido para o período de 1959-1962.

Apoiou Juscelino Kubistchek na transferência para Brasília e a política do presidente Jânio Quadros, no reconhecimento da Revolução Cubana e na defesa das relações externas com os países socialistas, bem como apoiou o reatamento das relações diplomatas com a União Sociética em novembro de 1961, no governo de Joãp Goulart. Foi vice líder do PTB na Câmara, no período de 1961 a 1962. Elegeu-se deputado federal para a legislatura seguinte, na legenda da “Cruzada da Esperança” (PTB/PDC). Foi eleito em 1963, vice-presidente da Mesa da Câmara Federal, pelo bloco compacto do PTB, mantendo sempre uma oposição bastante progressista.

Em 1966, licenciou-se da Câmara em virtude de sua eleição para o cargo de vice-governador, na chapa com o Monsenhor Walfredo Gurgel (1966/1971). Candidatou-se em 1970 a deputado federal obtendo uma suplência, não chegando a assumir o mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 655 LINKS